Os eventos externos do BEST Almada são realizados para os estudantes da FCT NOVA e outros potenciais interessados em participar nas atividades da organização. Os eventos externos têm como objetivo principal promover as atividades e oportunidades disponíveis no BEST Almada, bem como promover a comunicação e colaboração entre a organização e outras entidades.
Find out more here
O recrutamento é fundamental no BEST Almada, pois permite garantir a continuidade e longevidade da organização. A estratégia utilizada para a realização do mesmo pode ser dividida em quatro partes principais.
Internamente, é realizado um estudo sobre as necessidades da organização, por sua vez esta é utilizada para a criação da estratégia de recrutamento e para avaliar cada candidato.
É criada uma estratégia de recrutamento, que é posta em prática nas primeiras semanas de cada semestre, que consiste na promoção e divulgação física e online, acompanhada de um período de inscrições para os estudantes da FCT NOVA.
Foram realizadas várias atividades de forma a avaliar os candidatos e dar a conhecer o BEST Almada aos candidatos, bem como conhecer os mesmos.
As candidaturas são posteriormente analisadas e os estudantes selecionados passam por um período de integração com a realização de várias atividades de motivação e transmissão de conhecimentos básicos sobre o BEST.
O BEST organiza uma das maiores competições de engenharia da Europa para estudantes universitários, a European BEST Engineering Competition (EBEC).
A competição envolve uma grande componente técnica e criativa, promove o trabalho de equipa e a capacidade de resolução de problemas com tempo e recursos limitados. Este ano, a competição dividiu-se em três fases: a Local, onde se insere a EBEC Almada, a Nacional/Regional e a Final, sendo que as melhores equipas de cada ronda passam à seguinte.
Os participantes têm a oportunidade de competir em duas categorias distintas:
Team Design ⇒ cujo principal objetivo é a criação e apresentação de um protótipo/solução de forma a resolver o problema prático apresentado e que cumpra com determinadas características.
Case Study ⇒ consiste na resolução de um problema real e na apresentação de uma solução rentável, criativa e adequada ao desafio proposto.
O objetivo deste evento passa por permitir o contacto entre os nossos Stakeholders para debate e discussão de temas relacionados com a Educação, que depois serão compilados num relatório para posterior disseminação pela FCT NOVA.
Neste evento são realizadas sessões de RoundTables de discussão de diversos tópicos, mais concretamente foram abordados os seguintes na última (7ª) edição: “Como otimizar o calendário do ano curricular”, “E depois da licenciatura? Mestrado ou mercado de trabalho”, “O que é que as empresas valorizam mais? Notas vs Currículo”, “Métodos de avaliação”, “Internacionalização da Faculdade”, “Requisitos de Acesso ao Ensino Superior”. Esta sessão permite reunir estudantes, professores e representantes das empresas.
Após o final do evento, os pontos chave das discussões são analisados com o objetivo de criar um relatório do evento para ser disseminado pelos orgãos da FCT NOVA, como a direção, coordenadores de curso, presidentes de departamento e professores participantes no evento, assim como perante a AEFCT e os estudantes.
O BEST Course é um curso com duração de 10 dias, que ocorre numa das estações do ano, e o qual é destinado a estudantes de ciência, tecnologia e engenharia de toda a Europa.
Neste evento, os participantes recebem formação académica relacionada com conhecimentos tecnológicos (básicos/avançados) ou soft-skills sobre a área de estudo em que se insere o curso.
Para além da componente académica, o curso também possui componentes lúdicas e culturais que permitem o envolvimento dos estudantes na cultura portuguesa.
Este tipo de eventos promove a partilha de experiências e conhecimentos entre alunos de diversas nacionalidades e culturas, bem como a formação destes alunos num tema ligado à tecnologia, carreira ou engenharia aplicada.
O – BEST IT Competition é um Hackathon, ou seja, uma maratona tecnológica de 30 horas, onde se colocam desafios e se metem à prova as capacidades dos participantes na vertente de inovação.
O objetivo desta competição é fomentar nos estudantes universitários de todo o país um espírito empreendedor e disruptivo através de projetos validados com protótipos que gerem impacto e valor para a sociedade, numa altura em que a geração atual enfrenta a missão de gerar o futuro e combater as alterações climáticas.
As inscrições para a participação nesta maratona tecnológica podem ser individuais ou em equipa de 3 a 5 elementos. Cada equipa será avaliada durante a competição em vários momentos e no final da competição por um painel de jurados.
Para além de momentos de mentoria e networking com profissionais altamente qualificados, os participantes recebem, por norma, um prémio monetário aliciante, caso vençam uma das categorias da competição.